domingo, 26 de novembro de 2017

12 Coisas Que Todo Empreendedor Deveria Fazer na Primeira Semana do Ano Novo

Apesar da virada de ano trazer novos desafios, oportunidades e muito potencial para empreendedores, muitos deles continuam estagnados na mesma situação.

Agora que as férias estão a caminho e o ano novo cada vez mais próximo, é hora de retornar ao laboratório para formular idéias novas, inteligentes e efetivas que irão crescer sua organização.

Seja qual for o tamanho da sua empresa, seja B2B ou B2C, e independentemente da indústria em que você opera, aqui estão doze itens obrigatórios que você precisa implementar, se você está visando aumentar seus lucros e market share nos próximos 365 dias:

1) Comece a definir prazos razoáveis ​​e atenda-os de forma consistente

Um dos erros mais comuns cometidos pelos empreendedores é dar aos clientes e colegas de trabalho datas de conclusão irrealistas, ou seja, metas impossíveis de realização em tempo hábil.

O número de clientes satisfeitos será maior se os seus serviços forem entregues de maneira consistente e completa, ao invés de uma entrega, em curto prazo, com falhas no serviço.

2) Converse com seu contador ou responsável pelo departamento financeiro

Em primeira análise, vale ressaltar que caso você não tenha um responsável para esse departamento, a contratação de uma pessoa para exercer essa função pode ser a sua solução.

Se você já possui um responsável pelo departamento financeiro, então comece o ano corretamente e, logo nos primeiros dias ano, marque uma reunião com ele.

Discutir o ano fiscal anterior, bem como o que virá, lhe dará as informações que você precisa para formular um plano financeiro realista para o futuro.

A partir disso, você poderá arrecadar fundos para melhorar o negócio, consertar falhas ou até mesmo ter uma reserva para quando precisar.

3) Continue os projetos interrompidos

Todos nós temos resumos inacabados, planos para um novo negócio em potencial armazenados em pasta ou rabiscados em notas post-it que acabam sendo adiados com o decorrer do tempo.

O próximo ano pode ser o momento de repensar nessas ideias. Algumas delas podem ser bem promissoras e alavancar seus negócios. Caso seja possível e viável, coloque-as em prática.

4) Atualize ou crie um site ou mídias sociais para sua empresa

Há quanto tempo que você atualizou seu site? Você tem contato direto com seus potenciais clientes em redes sociais?

Esta é uma das coisas que a maioria das empresas tende a deixar em segundo plano e é algo que interfere significativamente no desempenho.

Em um mundo extremamente ligado à internet pode ser problemático para uma empresa não fazer utilização de sites ou manter o site exatamente com as mesmas características de 5 ou 6 anos atrás.

Também cogite em investir um pouco em mídias sociais.

Elas podem dar uma nova perspectiva sobre o negócio e sobre os seus clientes, bem como serem um bom artifício para alcançar o sucesso.

5) Estabeleça limites para trabalhar

É certo que empreendedores são aficionados por trabalho. Logo, saber quando dar um pausa no trabalho é uma virtude, pois isso previne o esgotamento precoce e o estresse.

Você vai sim se deparar com alguns “incêndios” – no sentido figurado, esperamos -, ou seja, terá problemas e suas correspondentes soluções para encontrar.

Tente definir o que é realmente impotante para depender da sua participação, assim os problemas serão solucionados de maneira eficaz, seguindo uma ordem de prioridade com o seu tempo otimizado.

Além disso, dê pelo menos uma ou duas horas de comprometimento para sua família ou amigos.

6) Aumente sua eficiência sendo proativo

O próximo ano é o seu ano! Um novo ano, “zerinho”, para que você identifique suas forças e suas fraquezas e possa dar o melhor de si para superar tudo aquilo que não contribui para o sucesso.

Caso sinta-se desatualizado no mercado em que atua, aproveite as primeiras semanas do ano para avaliar o que os seus concorrentes estão fazendo.

Se há algo que você não considerou fazer, faça o quanto antes.

7) Cuide da saúde

Um conteúdo publicado no US News & World Report informa que 80% das pessoas bem-intencionadas e que fazem planos de ano novo para se tornarem verdadeiramente saudáveis acabam falhando.

A princípio, a autossabotagem é o maior problema, já que as pessoas até pensam em mudar suas ações, mas não têm autodisciplina.

Falando em autodisciplina, destacamos que essa é consolidada com habitualidade.

Aliando saúde com negócios, concluímos que de nada adianta um negócio promissor vindo de um empreendedor doente.

Dessa forma, aproveite as férias do início do ano para fazer um check-up.

8) Revise as informações dos seus clientes

O início do ano é um bom momento para observar e relembrar quem são seus clientes e como eles mudaram de perfil ao longo do ano anterior.

Examinar periodicamente os dados dos clientes é essencial para identificar tendências em seu segmento, bem como para que você possa ajustar seu modelo comercial de acordo com isso e, claro, ter possibilidade de concorrer.

Faça uma análise sobre a satisfação dos clientes, de pontos nebulosos que precisem de ajustes, de cliques e da conversão do seu site ou negócio, dentre outros aspectos que julgar relevantes.

10) Limpe o escritório

Limpar o escritório é algo simples e realmente efetivo.

Será algo que provavelmente não vai gastar muito tempo e tornará o local de trabalho mais organizado, além de ajudar a melhorar o seu estado mental e emocional.

Se preferir, mude também alguns móveis que estejam precisando de alterações ou até simplesmente reorganize a posição deles. Você verá o quanto isso é bom e útil assim que terminar a tarefa.

11) Analise a sua equipe e inove se precisar

É sempre bom voltar os olhos para a sua equipe. Isso porque pessoas que não tenham atendido suas perspectivas no passado também não devem contribuir com as novas metas para o próximo ano.

Será que os seus colaboradores estão em funções satisfatórias para você e para eles mesmos? Será que a atuação da equipe não seria melhor se você contratasse outra pessoa para determinada função?

Essa é uma excelente estratégia para o início de ano, no sentido de “renovação” completa.

12) Restaure relacionamentos comerciais antigos

Lembra-se daqueles parceiros comerciais com quem você não fala há tempos? Relacionamentos se esvaem quando não são saudavelmente mantidos.

Dentro de uma mentalidade empresarial, contatos são muitas vezes a chave para que seu negócio seja bem-sucedido.

Sua rede de contatos profissional é um dos maiores ativos para o seu negócio. Você nunca sabe quando você pode precisar de ajuda!

Aposte nessas dicas, seu ano novo pode ser ainda melhor com elas!

Tire uma momento para elaborar a sua lista de tarefas de ano novo e comece bem esse novo ciclo.

Esse artigo 12 Coisas Que Todo Empreendedor Deveria Fazer na Primeira Semana do Ano Novo foi publicado primeiramente no Geração Empreendedora.

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