terça-feira, 29 de agosto de 2017

O Que é Cultura Organizacional?

Uma boa cultura organizacional pode transformar o ambiente de trabalho, tornando o local mais produtivo e agradável.

Como você deve saber, cada empresa tem a sua própria personalidade, ou seja, cada empresa tem a sua forma de ver e de agir no mundo e perante a comunidade que está inserida.

Essas formas de agir e de ver são o que formam as políticas internas e externas de uma empresa. Falando de outra forma, é a cultura organizacional da instituição.

Por exemplo, o Google foi eleito como o melhor local para se trabalhar pelo Great Place to Work e isso se dá pelo fato da empresa não se preocupar em apenas produzir uma ótima ferramenta de busca online, mas também com os funcionários e com outros grupos, como pode ser visto nesta página do próprio Google.

O Google cria um ambiente acolhedor para seus funcionários, dando a liberdade de expressar novas ideias para projetos e para soluções de problemas, além de crescimento e oportunidade de estudos.

Claro que tudo isso foi alcançado através de uma ótima cultura organizacional.

Mas não se engane, com certeza se passaram anos até que a empresa conseguisse realmente implantar todo o desejado.

Quer entender mais sobre o que é cultura organizacional? Continue lendo esse artigo!

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional de uma empresa é o que une os costumes, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas.

Ou seja, são valores que todos dentro da empresa compartilham para tornar o ambiente de trabalho melhor.

Você com certeza já trabalhou ou conhece uma empresa que não valoriza o funcionário, não se importa em ouvir o que o colaborador tem a dizer sobre um determinado problema e não está nem aí para sugestões ou opiniões.

Essa empresa acima tem uma cultura organizacional, porém é uma cultura fraca e faz com que os funcionários se desmotivem e não se interessem pelo crescimento da empresa.

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Muitas vezes o dono da empresa nem percebe que essa cultura está sendo aplicada e só percebe a constante mudança de funcionários e reclamações.

Todos gostam de trabalhar numa empresa mais flexível, apoiadora, inovadora, que se importa com seus funcionários e demonstra isso.

Se você trabalha numa empresa como a citada acima, você começa a gostar do seu trabalho e consequentemente se empenha mais, quer saber como melhorar e quem pode te ajudar a ser melhor.

Em outras palavras, uma cultura organizacional faz uma empresa decolar ou afundar, dependendo de quais valores ela segue.

Aposte nas pessoas

É necessário que você deixe bem claro quais são os valores e a imagem que a sua empresa acredita e quer passar.

Caso isso não aconteça, alguns funcionários podem ter um comportamento contrário com o que a empresa deseja transmitir, podendo causar uma má imagem para o negócio.

Como por exemplo, quando você pede comida para entregar em casa e é super mal atendido pelo entregador.

Pega mal pra empresa, certo?

Por isso, a cultura organizacional precisa estar presente e visível no dia a dia de todos os funcionários, independente do setor.

Por sinal, é muito importante frisar que os valores devem ser transmitidos para todos os funcionários, desde o faxineiro até o maior cargo presente na empresa para que a convivência fique mais harmônica, com todos na mesma sintonia.

Isso pode ser feito de algumas maneiras, como banners na recepção da empresa, informativos nos murais, reuniões curtas para valorizar os funcionários, questionamentos acerca de como anda a solução daquele problema que a empresa estava tendo, enfim, tudo que mostre que a empresa se importa com o funcionário.

Pequenos atos transformam a empresa em um local mais harmonioso e mais produtivo, pois todos estão empenhados em fazer seu trabalho e sabem que são valorizados dentro da empresa.

A mensagem deve ser clara

Normalmente o problema em transmitir o conceito da cultura organizacional se encontra em deixar a mensagem clara, sem usar palavras complicadas ou conceitos complexos, o que acaba se tornando um obstáculo para o funcionário.

A importância da cultura organizacional está em transmitir os valores de forma clara para que o funcionário realmente se sinta confortável e queira continuar e melhorar na empresa.

Mas não pense que tudo isso fica pronto de um dia pro outro.

Leva-se tempo e muita dedicação, mas com toda certeza valerá a pena e dará ótimos resultados para sua empresa.

Esse artigo O Que é Cultura Organizacional? foi publicado primeiramente no Geração Empreendedora.

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