quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Como Fazer Chinelos Bordados Para Vender

Chinelos bordados são bem procurados pelas pessoas para mostrar a sua personalidade. Não há quem nunca tenha usado, quem não usa ou não usará chinelos, não é?

Chinelos são itens quase universais, pois podem ser encontrados em qualquer lugar.

Acontece que raramente os chinelos vindos de fábrica são bem decorados ou diferenciados. Desse modo, é possível agregar o conforto e comodidade dos chinelos com muita criatividade e trabalho artesanal.

Aliás, o trabalho artesanal está extremamente valorizado atualmente, o que pode garantir boas vendas e por um preço realmente compensador, considerando os materiais utilizados, a mão de obra e, claro, a habilidade do artesão.

Como bordar chinelos?

Para que os chinelos bordados saiam do papel, é preciso que você tenha em mãos algumas “ferramentas” e itens que, em sua maioria, podem ser encontrados em casas de artesanato e por preço razoável.

Você também necessitará de um espaço organizado para realizar essa atividade de chinelos decorados de forma eficaz, precisa e para que o produto tenha qualidade, pois é isso que vai definir o seu diferencial, sem contar o design aplicado.

Assim, tenha um cômodo confortável para trabalhar, com mesa e cadeira com espaço suficiente para que você utilize todos os itens necessários sem ter outras preocupações. Se quiser, também compre organizadores.

Existem muitos modelos no mercado, alguns deles bem em conta e de materiais como plástico que podem ser encaixados em diversos locais sem problemas.

Dito isso, agora passaremos ao passo a passo para fazer chinelos bordados.

Chinelo bordado: passo a passo

Como fazer chinelos decorados

Antes de qualquer coisa, vamos apresentar os materiais para fazer chinelos decorados.

Materiais para fazer chinelos decorados

Para fazer chinelos decorados, você vai precisar de:

  • Chinelos (a marca ficará por conta das suas necessidades, custo-benefício, dentre outros fatores que julgar relevantes).
  • Agulhas grossas e compridas, para que você consiga furar o material emborrachado do chinelo sem dificuldade e sem danificar o produto.
  • Alicates de bico redondo e pontiagudo.
  • Você pode utilizar produtos para fazer bijuterias, como contas, bases, correntes, pingentes.
  • Fio de nylon.
  • Linhas de silicone.
  • Fita métrica.
  • Colas especiais para colar borracha e plástico.
  • Botões.
  • Adesivos para colar nos chinelos.
  • Strass, dentre outros materiais decorativos.

Sugerimos que você compre poucos materiais no início, especialmente as contas. Existem contas de diversos valores e materiais, algumas bem caras. Claro que isso vai interferir no valor final de venda do seu produto.

Se o negócio começar a dar sinal de expansão, você pode pensar em adquirir uma máquina específica para bordar os chinelos. Há diversas opções de empresas e máquinas diferentes para fazer bordados em chinelos.

Fazendo chinelos bordados

Com o espaço adequado, materiais e ferramentas em mãos, você já pode começar a fazer chinelos bordados. Lembre-se de que bom gosto e criatividade são bem importantes para que você tenha diferencial.

Caso precise de inspiração, pode encontrar diversos modelos de chinelos bordados e decorados na internet e no YouTube.

Feitas as considerações, antes de qualquer coisa, você precisa medir as partes do chinelo que gostaria de decorar. Com base nisso, você vai saber exatamente as quantidades de materiais que deve ter à sua disposição.

Escolhendo as contas de seu gosto (ou do gosto do seu cliente, no caso de chinelos feitos por encomendas), você poderá fazer um verdadeiro chinelo bordado, inserindo o fio de nylon ou outro material que deseje nos espaços constantes nas pedrarias e começar a costurar.

Sempre comece de cima para baixo para que não fiquem marcas nas abas do chinelo. Normalmente, essa é a área mais explorada na decoração, pois é a parte que fica visível.

Assim, capricho e planejamento com relação ao produto é essencial, afinal de contas nenhum cliente gostaria de pagar para ter um produto cheio de defeitos ou rebarbas.

Portfólio: uma forma de conquistar clientes

Para que os clientes a que você oferece os chinelos decorados saibam a qualidade do seu produto, pense em fazer um pequeno portfólio com chinelos bordados.

Essa é uma boa forma de mostrar como o seu produto tem qualidade, que as pedras estão bem fixadas e que o cliente poderá utilizá-lo com segurança.

Você vai precisar gastar um pouco de recursos para fazer isso, mas uma ideia é que decore um só pé do chinelo de cada forma diferente, caso não queira gastar muito.

Divulgação dos chinelos bordados

Uma das questões mais relevantes para quem está iniciando um negócio é saber como divulgá-lo.

Você tem algumas formas baratas e bem efetivas de fazer isso, pois a propaganda de boca a boca ainda é algo extremamente relevante para o comércio.

Desse modo, você pode sair por aí usando os lindos chinelos decorados feitos por você. Se for um bom produto, certamente alguém irá lhe perguntar sobre eles. Essa é a sua deixa.

Ainda, explore as redes sociais como Instagram e Facebook. Faça uma página gratuita, com fotos bem bonitas dos seus produtos para divulgar para amigos, colegas, vizinhos e familiares.

Aceitar pedidos de chinelos sob demanda é uma ótima forma de controlar os seus gastos, bem como ter convicção de que seu produto será vendido.

Também use e abuse de eventos e épocas especiais para fazer chinelos decorados com esses motivos. Exemplos são:

  • Ano novo (faça chinelos brancos, com pérolas e strass).
  • Festas de formatura (em algumas regiões do país, há uma espécie de “cultura” em levar chinelos para formaturas e casamentos para a hora da festa).
  • Times de futebol (alguns produtos são difíceis de serem encontrados, como chinelos de times de futebol).
  • Personagens do momento (seja chinelos infantis, adultos ou para determinado público, você pode usar e abusar da imaginação e explorar esse tipo de motivo).
  • Chinelos para presente
  • Chinelos como lembrança (lembranças de festas em geral, que tal pensar em chinelo decorado que lembre os noivos?).

Existem milhares de combinações, design, pedrarias, peças, adesivos, tintas especiais, dentre outros, que podem te ajudar a criar belos chinelos bordados. Assim, tente observar as tendências de moda e a conhecer um pouco do seu público-alvo.

Já pensou em, ao invés de usar as tiras do chinelo, colocar fitas, tiras de couro e outros materiais? Pois é, as possibilidades ao fazer chinelos decorados são inúmeras.

Preço dos chinelos bordados

“Comprei os materiais, fiz um belo chinelo, mas como dar preço ao meu produto”?

A parte do preço é bem importante para qualquer comércio. Não tão exorbitante, mas que cubra os seus custos e a mão de obra é o valor ideal do seu chinelo.

Desse modo, use o esquema de valores que apontamos no tutorial de como fazer cestas de chocolate para vender.

Lá ensinamos o que você deve cobrar em relação aos custos x tempo de trabalho e os demais cálculos necessários para chegar no melhor valor, considerando o seu lucro ideal.

Você pode ter um lucro de 50 a 100%, a depender do produto.

Tente criar produtos realmente diferenciados e tenha muito sucesso ao vender chinelo decorado!

Esse artigo Como Fazer Chinelos Bordados Para Vender foi publicado primeiramente no Geração Empreendedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário