domingo, 10 de dezembro de 2017

Como Montar Uma Loja de Roupas de Sucesso

Pesquisando sobre como montar uma loja de roupas de sucesso? Saiba que abrir uma loja de roupas pode não ser uma tarefa muito fácil assim, mas se você seguir alguns dos passos que listamos abaixo, seu negócio pode “ir de vento em polpa” e ter muito sucesso.

Roupas são itens indispensáveis aos seres humanos em geral. Desse modo, não importa a crise econômica, roupas sempre serão desejadas e solicitadas pelas pessoas.

E, claro, para que mais e mais pessoas procurem o seu negócio, você precisa ter em mente de que “vender é a arte de conquistar os clientes”. E isso vai envolver muitos detalhes, desde produtos oferecidos até seleção de funcionários competentes.

Segundo a Associação Brasileira do Vestuário – ABRAVEST, as micro e pequenas empresas representam 90% do segmento de vestuário no Brasil. O mercado de roupas, assim, tem crescido anualmente.

Um ponto importante a se ter em mente são os resultados que você pretende ter ao abrir sua loja de roupas. A consciência das suas oportunidades de sucesso será possível por meio de pesquisa de mercado.

Uma pesquisa de mercado pode ser sim simples, mas efetiva. Muitas vezes, o empreendedor pode, por meio desse tipo de instrumento, verificar a concorrência local, o tipo de público, a renda local, bem como o que as pessoas necessitam em relação a uma nova loja de roupas.

Aqui, você pode definir se vai abrir uma loja de departamentos, de roupas infanto-juvenis, para bebês, adultos, para praticantes de academia e esportes, enfim, há uma imensa gama de possibilidades.

Isso porque as principais ameaças de uma loja de roupas podem ser excesso de concorrência ou falta de planejamento.

Logo, para não errar, planejamento mínimo é essencial para o sucesso.

Como montar uma loja de roupas: localização

Para montar uma loja de roupas é necessário que você escolha um bom ponto comercial, com grande volume de pessoas, como galerias, centros comerciais, ruas com movimento e até mesmo shoppings.

A depender do imóvel, o custo com infraestrutura pode ser alto, o que pode prejudicar o seu lucro. Assim, uma nova análise importante é sobre o custo-benefício da escolha do ponto.

Vai escolher um ponto comercial mais afastado? Tenha certeza de investir o suficiente em divulgação, promoções e atendimento.

Outros pontos importantes são:

  • Estacionamento próximo
  • Fluxo de pessoas
  • Ter pontos de ônibus e de transportes coletivos ao arredor

Como montar uma loja de roupas: seleção de produtos

Como abrir uma loja de roupas

Outra fase muito importante é a seleção de produtos a serem vendidos na loja de roupas e isso tem muito a ver com o público-alvo.

Qual o tipo de roupas que você pretende comercializar? Sociais? Despojadas? De festa? Para a noite? Todas as anteriores?

Isso vai definir o público, a localização, os preços, margem de lucro, dentre outras informações essenciais para o sucesso do seu empreendimento.

Ter fornecedores que fabriquem as roupas que você quer vender ou até mesmo apostar em alguma rede de franquias de roupas deve ser um dos primeiros passos para abrir uma loja de roupas.

Como montar uma loja de roupas: seleção de funcionários

E como fazer para conquistar clientela? Todos os detalhes devem ser observados. O processo de venda em uma loja de roupas começa com a recepção da clientela.

Após, deve existir a pergunta: “está procurando algo específico?”. Assim, pode-se iniciar o relacionamento com os eventuais clientes, mostrando-lhes as mercadorias e dando a possibilidade de prová-las.

Por fim, segue o encaminhamento até o caixa para pagamento, quando há interesse, finalizando-se esse “relacionamento” agradecendo ao cliente pela preferência.

Sim. Antes de qualquer coisa você precisa ter convicção de que o “cliente é a alma do negócio”. Funcionários devem ser bem selecionados e treinados, a fim de dar liberdade ao cliente e até mesmo fazer sugestões, quando há abertura para isso.

Logo, ter funcionários simpáticos, comprometidos e com boa aparência são necessários ao abrir uma loja de roupas. Opte por pessoas com conhecimento em técnicas de venda e que sejam extrovertidas.

Caso seja uma loja de roupas mais requintada, atente-se a detalhes como roupa e maquiagem dos funcionários.

Como montar uma loja de roupas: atrair clientes e manter preferência

Como atrair clientes e manter os já existentes? Tudo começa com o atendimento por meio dos funcionários, como já falamos. Atender o público em horário comercial, ao menos, é bem importante.

Por se tratar de loja nova, é bom que você aposte em uma inauguração (um coquetel ou promoções são bem-vindas) ou invista em panfletagem (a depender do seu público-alvo) aos arredores da loja.

Usar as redes sociais com qualidade também pode ser uma excelente aposta, a fim de mostrar produtos, combinações de roupas, ideias de looks, dentre outros.

Não se esqueça da propaganda boca a boca. Ela ainda é bem importante. Por isso, manter atendimento de qualidade é essencial.

A depender do seu capital e do tamanho do negócio, uma divulgação em rádio, revistas e televisão locais pode ser interessante.

A atração de clientes com promoções por pré-cadastros te dará uma dimensão de quem são os interessados pelo produto que você vende.

Como montar uma loja de roupas: exigências legais

Abrir uma empresa pode ser um pouco burocrático, embora muitas vezes seja compensador. Você poderá fazer uma consulta comercial na prefeitura da sua região para verificar qual a documentação mínima exigida para montar uma loja.

Outro ponto que é negligenciado pelas pessoas é a busca de nome e marca. Quer um nome específico? Antes se certifique de que ninguém o utilizou antes. Você pode fazer isso na Junta Comercial, Cartórios ou junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Após elaborar o contrato social ou a declaração de empresa individual, você deve fazer o registro do documento. Com isso, pode solicitar o CNPJ perante a Receita Federal, bem como a inscrição estadual na Receita Estadual.

Ainda, há o alvará de licença e registro, o qual deve ser feito junto ao Município.

Finalmente, a matrícula no INSS é imprescindível para não levar multas e chamar a melhor mão de obra para seu empreendimento.

Como montar uma loja de roupas: infraestrutura

O espaço mínimo que você precisará ter é de 30m², contando com um vendedor e um caixa, onde poderá constar computadores e pequeno arquivo.

Caso você opte por shopping, não há a necessidade de ter banheiro na loja.

Você precisa ter em sua loja os seguintes itens:

  • Expositores
  • Acessórios
  • Armários
  • Cadeiras
  • Balcão
  • Computador
  • Espelhos diversos
  • Impressora fiscal
  • Manequins com os modelos de roupas
  • Telefone
  • Vitrine
  • Cabides
  • Prateleiras
  • Estoque
  • Embalagens
  • Sacolas
  • Alarmes, câmeras

Como montar uma loja de roupas: decoração

Decoração - Loja de roupas

Uma boa decoração pode chamar clientes para entrarem em sua loja e facilitar o processo de conversão, especialmente quando se trata de moda.

Iluminação também é essencial, sem contar em móveis e pintura adequadas, o que vão ratificar para o seu público “quem é você”.

Exemplos são também as lojas temáticas, que podem ser decoradas com artefatos que lembrem o seu nome. No caso de lojas de roupas femininas, tente trazer feminilidade à decoração, com cores mais agradáveis e ambiente mais cativante.

Para roupas infantis, pense em um ambiente com cores claras e lúdico, que atraia a atenção.

Tenha pelo menos um provador de roupas com privacidade aos clientes. Tudo isso deve estar em local onde o deslocamento de clientes seja fácil.

Não se esqueça da acessibilidade para pessoas com deficiência, gestantes e pessoas com crianças de colo.

Como montar uma loja de roupas: estoque

O estoque da loja de roupas deve ser equilibrado e deve considerar:

  • Giro da mercadoria (com que frequência o capital investido no estoque é recuperado?)
  • Mercadorias: podem ser as mais variadas, como peças de vestuário e acessórios, para que o cliente possa sair com o look completo, se quiser. Bolsas, cintos, dentre outros podem ser opções.

Como montar uma loja de roupas: controle de mercadorias

Fazer o controle de mercadorias da sua loja também faz parte do planejamento. Assim, dar a baixa nos produtos que foram retirados do estoque é essencial para o controle das vendas. Isso facilita a reposição de produtos no estoque.

Segundo especialistas e empresários desse ramo, é preciso ter ao menos 8 mil peças no estoque em uma loja de sucesso.

Há, ademais, diversos tipos de softwares que possibilitam melhor gestão de lojas de roupas, que criam malas-diretas, e-mails, controlam estoque, dentre outros.

Como montar uma loja de roupas: escolha do fornecedor

A escolha do fornecedor é essencial, pois vai definir qualidade, preço, lucro, público etc.

Se você quer trabalhar com alguma marca específica de roupas, deve ter em mente que muitas vezes preços são tabelados ou que poderá não ter uma grande margem de lucro.

Se a sua intenção é ter qualidade e não apenas marca, faça uma boa pesquisa de fábricas que apresentem o produto que você deseja, escolhendo aquelas que mais lhe agradam quanto a custo, design, tempo de entrega, exclusividade, dentre outros aspectos.

Verifique a concorrência em relação a esse fato e tente trazer algum diferencial.

Como montar uma loja de roupas: financiamento

Não tem capital suficiente? Saiba que uma loja de roupas pode exigir capital para infraestrutura e de giro relativamente expressivo.

Dessa forma, tente fazer uma estimativa do valor de aluguel, pagamento de franquias (se houver), custos variados (água, luz, funcionários etc), valor para estoque e outros gastos que sejam recorrentes.

Se o orçamento está apertado, cogite um financiamento perante uma instituição financeira séria.

A grande questão é que aqui os juros podem ser maiores, mas há outras opções, como programas governamentais que incentivam micro e pequenas empresas – se for o caso -, cooperativas de crédito, bem como possibilidades de pagar juros mais baixos no BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento, que dispõe de diversos tipos de linhas de crédito, a depender da sua necessidade.

Como montar uma loja de roupas: loja virtual

Finalmente, uma outra forma de comercializar roupas é online.

Abrindo loja de roupas virtual você terá mais economia com relação à infraestrutura e, com isso, poderá praticar preços mais baixos, garantindo maior clientela.

Abrindo loja de roupas pela internet, você deve se atentar a obrigações como envio de mercadorias (se por empresa privada ou empresas), políticas de devolução, direito ao arrependimento (que é direito do consumidor pelo Código de Defesa do Consumidor), além de formas para que os clientes saibam tamanhos, cores e design das mercadorias para passar mais confiança e credibilidade.

Assim, você pode investir em fotos profissionais, vídeos, dentre outros, a fim de converter suas vendas.

Gostou das dicas para abrir uma loja de roupas? Faça a sua pesquisa de mercado, planeje-se e tenha muito sucesso com um dos nichos mais garantidos, independentemente da economia ou de fatores externos.

Esse artigo Como Montar Uma Loja de Roupas de Sucesso foi publicado primeiramente no Geração Empreendedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário